Wednesday, November 15, 2006

Predestinados ao Inferno?
Será que Deus predestinou uns para o céu e outros para o inferno, ou apenas a raça de anjos caídos foi abrangida por esta maldição? Há quem argumente a favor dizendo que para crer é preciso fé e a fé é dom de Deus, logo alguns são predestinados. Outros porém, afirmam (também com a Bíblia) que Deus quer que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Afinal quem é que tem razão? Terá Jesus morrido só por alguns, ou será que morreu por toda a Humanidade como diz em João 3:16. Se há predestinação, então para quê ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura se alguns já estão irremediavelmente perdidos?
www.biblehelp.org

3 comments:

Daniel said...

predestinação! Tema interessante, com pano para mangas... Umas das vertentes que levantas-te foi, "estaremos todos predestinados ao inferno?". Penso que não, porque o inferno não foi criado para o ser humano, logo não podiamos estar predestinados a um lugar que não está destinado, na origem, a receber-nos

natenine said...

Penso que Deus predestinou todos para terem contacto com a salvação, aceita-la ou não é da parte do livre arbítrio.
Tendo em conta o amor de Deus, se alguma vez Ele predestinasse alguém, seria para o céu e não para o Inferno.

Davide Vidal said...

Passei por aqui e permitam-me defender uma teoria oposta à minha (só porque o tema é deveras interessante)e encontrar uma explicação razoável para os seguintes textos:
>> Atos 13:48b ... e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
>> Rom 8:28-30 ... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
>> Efe 1:4-5 Como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; (5) E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade.
>> Efe 1:9-12 ... (11) NEle, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito dAquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade. ... .
>> 1Ped 1:1s ... (2) Eleitos segundo o preconhecimento de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: ... .
>> Ver ainda Atos 17:26; Rom 8:33; Col 3:12; 2Tes 2:13; 2Tim 1:9; 2:10; Tit 1:1s; Tia 2:5; 1Ped 1:20 (proginosko) = Atos 2:23 (proginosko implica controle); 1Ped 2:8s; Apo 17:14.